free portfolio website templates

Terapia Aba

Análise do Comportamento Aplicada (ABA – Applied Behavior Analysis) é a abordagem cientifica baseada no Behaviorismo, que analisa de forma objetiva comportamentos observáveis e mensuráveis, explicando a relação que ocorre entre o ambiente, comportamento e aprendizagem.
O foco é a mudança e/ou o ensino de comportamentos a partir da avaliação das necessidades, interesses, contexto social e familiar, e criação de um plano de intervenção individualizado em diversas áreas: habilidades sociais, acadêmicas, motoras, brincar, imitação, linguagem, etc., que é realizado a partir da criação de oportunidades e utilização de reforço positivo, de forma que o contexto de aprendizagem seja agradável ao indivíduo durante o processo.
São oferecidas ao indivíduo oportunidades para que ele emita o comportamento desejado, com ou sem o auxilio de dicas, em ambientes controlados ou naturais. A intervenção ocorre em várias horas semanais, sendo o aplicador responsável pelos programas durante o período em que permanece com a criança, e a família e responsáveis recebem orientações para que deem continuidade na estimulação e saibam lidar com comportamentos diversos que podem ocorrer durante o ensino.
Os objetivos são diminuir a emissão de comportamentos inadequados, tornando o indivíduo mais independente possível, e ensinar a lidar com situações novas a partir da generalização de comportamentos já aprendidos. 

© Copyright 2017 Pilares Núcleo de Psicologia e Fonoaudiologia - Todos os Direitos Reservados - Desnvolvido por webvilla